Temas de Bioética e de Biossegurança para uso de professores da educação secundária na preparação da autonomia de jovens entre 12 e 17 anos

AutorSongeli Freire
CargoDoctora en Inmunología. Profesora de la Universidade Federal da Bahia
Páginas103-120
Temas de Bioética e de Biossegurança para uso de professores da educação secundária
na preparação da autonomia de jovens entre 12 e 17 anos - Songeli Freire
Rev Bio y Der. 2018; 44: 103-120
Copyright (c) 2018 Songeli Freire
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons R econocimiento-NoComercial-SinObraDerivada
4.0 Internacional.
Revista de Bioética y Derecho
Perspectivas Bioéticas
www.bioeticayderecho.ub.edu - ISSN 1886-5887
ARTÍCULO
Temas de Bioética e de Biossegurança para uso de professores da educação
secundária na preparação da autonomia de jovens entre 12 e 17 anos
Bioethics and biosafety issues for the use of teachers in secondary education in
the preparation of the autonomy of young people between 12 and 17 years
Bioética y Bioseguridad para uso de profesores de la educación secundaria en la
promoción de la autonomía de jóvenes entre 12 y 17 años
Bioètica i bioseguretat per a ús de professors d'educació secundària en la
promoció de l'autonomia de joves entre 12 i 17 anys
SONGELI FREIRE *
* Songeli Freire. Doctora en Inmunología. Profesora de la Universidade Federal da Bahia. E-mail:
songeli.mf@gmail.com.
Temas de Bioética e de Biossegurança para uso de professores da educação secundária
na preparação da autonomia de jovens entre 12 e 17 anos - Songeli Freire
Rev Bio y Der. 2018; 44: 103-120
www.bioeticayderecho.ub.edu - ISSN 1886-5887
| 104
Resumo
A educação é crucial para a alocação da liberdade de decisão e autonomia, que possibilita a real di gnidade
aos indivíduos. A compreensão dos ava nços científico-tecnológicos favorece a redução das desigualdades
sócio-político-econômicas e culturais na po pulação. Este artigo propõe temas para a abordagem dos
professores sobre bioética e biossegurança no ensino secundário. Os professores podem escolher e adaptar
temas, de acordo com as indicações institucionais, sua experiência e percepção, considerando o tempo, as
idades, as características regionais e a realidade dos alunos.
Palavras chave: bioética; biossegurança; conflitos; educação secundária; docentes; autonomia;
professores; objetivos de aprendizagem.
Abstract
Education is crucial for the allocation of freedom of choices and autonomy by assigning the real dignity of
individuals. The understanding of scientific and technological advances favors the reduction of harmful socio-
political-economic-cultural inequalities among citizens in the population. In this proposal, there are thematic
examples of bioethics and biosafety issues docents use in educational approaches at secondary level school.
Teachers can choose and adapt the themes transversally, according to institutional indications, their
experience and perception, considering time, ages, regional characteristics and reality of their students.
Keywords: bioethics; biosafety; conflicts; basic education; high school education; teacher; autonomy;
learning objectives.
Resumen
La educación es fundamental pa ra la libertad y la autonomía, que da dignidad a las personas. La
comprensión de los avances cien tíficos y tecnológicos favorecen la reducción de las desigualdades socio-
culturales y político-económicas entre los ciudadanos de una población. En este artículo se proponen
ejemplos de temas de bioétic a y de bioseguridad para uso de docentes en la escuela. Los maestros pueden
adaptar los temas transversalmente según las exigencias institucionales, su experiencia y percepción,
considerando las edades, tiempos, características regionales y realidades de sus alumnos .
Palabras clave: bioética; bioseguridad; conflictos; educación secundaria; docentes; autonomía; profesores;
objetivos de aprendizaje.
Resum
L'educació és fonamental per a la llibertat i l'autonomia, que donen dignitat a l es persones. La comprensió
dels avanços científics i tecnològics afavoreix la reducció de les desigualtats socioculturals i político-
econòmiques entre els ciutadans d'una població. En aquest article es proposen exemples de temes de
bioètica i de bioseguretat per a ús de docents a l'escola. Els mestres poden adaptar els temes
transversalment segons les exigències institucionals, la seva experiència i percepció, considerant les edats,
temps, característiques regionals i realitats dels seus alumnes.
Paraules clau: bioètica; bioseguretat; conflictes; educació secundària; docents; autonomia; profess ors;
objectius d'aprenentatge.

Para continuar leyendo

Solicita tu prueba

VLEX utiliza cookies de inicio de sesión para aportarte una mejor experiencia de navegación. Si haces click en 'Aceptar' o continúas navegando por esta web consideramos que aceptas nuestra política de cookies. ACEPTAR